UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Você está aqui: página inicial ► institucional

Institucional

 

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi fundada pelo decreto 6.758 de 22 de maio de 1968, utilizando-se do especo físico da antiga fazenda Tranchan, com 645 hectares, onde se localiza o campus de São Carlos. Inicialmente, em 1970, foi criado os cursos de graduação em engenharia de materiais e licenciatura em Ciências.

A UFSCar cresceu e muito depressa. Hoje conta com cerca de 14.437 alunos de graduação em 62 diferentes cursos, 2380 de especialização em 56 cursos e 3658 de pós-graduação strictu senso (mestrado e doutorado), distribuídos em 75 cursos.

O Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) foi criado em 27 de novembro de 1990 (portaria GR 472/90) com 9 professores, dedicando-se à ministração de 14 disciplinas de graduação, entre elas as de Fisiologia Humana e Fisiologia do Exercício. Desde a sua criação o DCF atua no ensino, extensão e pesquisa.

Em 1991 foi criado no DCF o Laboratório de Fisiologia do Exercício, inicialmente com a participação de 3 docentes (Drs. Sergio Eduardo de Andrade Perez, Vilmar Baldissera e Roberto Mario Verzola) O Laboratório iniciou os estudos em diferentes pesquisas envolvendo o esforço físico em humanos e animais (ratos).

Em 1993 foi criado o Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, inicialmente a nível de mestrado e logo em seguida (1998) também em doutorado, com cerca de 25 professores orientadores de diferentes Departamentos da UFSCar e também da UNESP de Araraquara. Este Programa de Pós-Graduação (mestrado/doutorado) permitiu a muitos alunos continuarem seus estudos e o adequado desenvolvimento nas diferentes linhas de pesquisa. Até hoje já foram defendidas 215 dissertações de mestrado e 160 de doutorado.

No entanto, muitos profissionais buscavam o Laboratório de Fisiologia do Exercício da UFSCar para reciclagem profissional e o aprendizado de novas técnicas de avaliação e do treinamento físico para diferentes populações, porém não tinham disponibilidade de tempo para uma imersão em dedicação exclusiva ao Laboratório.

O interesse destes profissionais fez com que o Laboratório de Fisiologia do Exercício propusesse a criação de um curso de especialização em Fisiologia do Exercício com aulas somente nos finais de semana.

A primeira aula do curso ocorreu no dia 03 de agosto de 2001 (1ª turma), com a conclusão daquela turma no ano seguinte e, a partir daí, a oferta do Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício: Fundamentos para a Performance, Reabilitação e Emagrecimento foi sistematizada e estamos concluindo a 14ª turma neste próximo mês.

Neste período (2001-2014) 830 alunos já concluíram o curso de especialização e o relato deles é extremamente positivo, referindo ganhos profissionais de grande valia, tanto na avaliação funcional, no treinamento para diferentes populações, desde pacientes, sedentários e atletas, no emagrecimento e na recuperação de pacientes portadores das principais doenças degenerativas. Além disto, um percentual considerado dos alunos egressos do nosso curso de especialização teve êxito no ingresso em cursos de mestrado e doutorado da UFSCar ou outras instituições de renome nacional.

Nesta primeira semana de Agosto de 2015 estaremos dando início a 15ª turma do Curso de Especialização em Fisiologia do Exercício da UFSCar e, esperamos, a sua presença nele como nosso aluno. Aproveite. As inscrições já estão abertas.


UFSCar - Universidade Federal de São Carlos - Departamento de Ciências Fisiológicas
Rodovia Washington Luiz, km 235 - CEP: 13565-905 - São Carlos / SP
Fones: (16) 3351-8386 - E-Mail: web4sergio@gmail.com | tatiana.passos@ufscar.br